domingo, 16 de novembro de 2008

Por que é tão angústiante?

Olá mocinhos e mocinhas, eu estava aqui pensando no que escreveria pela primeira vez em meu blog e pensei e pense e pensei... decidi que iria colocar como me sinto como professora de sala de 1º ano, aí você se pergunta; mas é a sala ou a série ou o ano que causa esta angústia? é sim a série! Por que me considero alfabetizadora em todos os níveis de Educação Infantil uma vez que alfabetizar e letrar é um processo complexo de relação escola - mundo, que conclui se quando a criança cria independência para ler e construir seus próprios textos e diferencia as funções socias da escrita...

Pois bem, é que no 1º ano tem Provinha Brasil, Espaece (prova que avalia os munícipios do Ceará) tudo muito focado no professor "do primeiro ano" mas no entando, não querem saber como o aluno esteve na educação infantil nem se passou por lá, reconheço que esse tipo de avaliação chegou até tarde, por que estavámos perdendo o fio da meada, professor tinha que ser psicólogo, assistente social e entender todos os problemas e traumas da criança e um modismo incrível de embutir, discutir, contar histórias tudo sobre valores e blá blá blá e o pedagogo e a escola ( do Lat. schola -estudo, estabelecimento de ensino) perdiam suas reais funções, e lá ia a criança aprovada para o ano seguinte por que ele tinha tantos problemas em casa que o PROFESSÓLOGO SOCIAL( professor + psicólogo + assistente social) tinha que entender e não deveria reter o aluno, que bom que o governo federal está aplicando essa prova para ver o que eles (governates) fizeram com a educação!


JÁ ESTAVA NA HORA DE ABRIR OS OLHOS PAÍS?


Só que professor tem que ensinar a ler e a escrever se você quer entender os problemas socias faça concurso para assitentes sociais, se quer um tratamento para traumas procure psicólogos, por que enquanto professor tiver que exercer outras funções ele não ALFABETIZA! Professor estuda pra ensinar conteúdos formais da melhor maneira possível, estuda para facilitar esse processo de ensino aprendizagem, e alfabetizar requer tempo, sistematização de estudo, avaliação de níveis de leitura e escrita, intervenções, planos de aula bem elaborados com atividades que desenvolva a linguagem e o raciocíno lógico!


PROFESSOR NÃO ESTUDOU PARA SER PSICÓLOGO NEM ASSITENTE SOCIAL!

Se professor for outros profissionais, quem vai ensinar a ler e a escrever ? Os assistentes sociais? Os psicólogos?
Ps: Não estou dizendo que professor deve se manter distante dos problemas das crianças, só estou colocando que não cabe a nós resolver!

Um comentário: