quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Preparei uma aula para conversar (revisar a importância do nome) , e relembrar o conceito de sobrenome, por que as vezes escrevemos um só nome, o primeiro e em outras o "nome completo", perguntei para eles quem escolheu os nomes deles, e responderam que foi os pais por que não tinham nascidos ainda, e comentei sobre o amor dos pais e avós que escolheram nossos nomes com tanto carinho querendo que fosse o mais bonito de todos...

Sem muitas explicações mostrei o livro, pedi á um aluno lêsse em voz alta, e li novamente para que todos ouvissem melhor, o livro é o GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES, DA EDITORA BRINQUE- BOOK é um livro que trata de respeito aos mais velhos e cita nomes compostos ( por isso falei do nome completo), custa pela net entre 23 e 38 reias, a leitura é deliciosa, ver pesquisa de preço!

Sinopse
Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de velhos, todos seus amigos, mas era de Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava, e foi perguntar aos outros do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente. Então monta uma cesta e vai levá-la à Antônia. Quando ela recebe os presentes maravilhosos (conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente) cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.


Atividade : manuseio do livro, conversa sobre o nome completo e como devemos tratar os mais velhos, por que as pessoas podem perder a memória... e escrita do título, ilustrador e autor com desenho no caderno, olha só o primor da ilustração da capa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário