terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Os portadores de texto


Os portadores de texto
Apresente para os alunos uma farta diversidade de gêneros literários e vários tipos textuais, com as mesmas características, dentro de cada gênero. Concentre- se nos aspectos da leitura. Deixe os alunos saborearem livremente cada texto e depois, se necessário, faça o trabalho de produção textual.Mas a prioridade deve ser resgatar a compreensão e a interpretação deles para cada tipos textuais. Tome o cuidado de escolher bons textos de cada tipo. Textos narrativos: contos, fábulas, contos de fadas, aventuras, ficção, crônicas, lendas, piadas, causos, etc.
Relatos: diários, relatos de experiências, testemunhos, biografias, autobiografias, notícias, reportagens, depoimentos e inventários.
Textos argumentativos: diálogos, cartas (pessoais, de reclamação, petições... cartas comerciais de empresas) editoriais, resenhas.
textos expositivos: verbetes de dicionários, artigos opinativos, trechos de livros didáticos.
textos instrucionais: bulas, receitas de remédios, manuais de instruções, regras de jogos, regimentos e estatutos, avisos, convocações.

Você pode colocar em uma caixa decorada, mas vale salientar que deve caber os papéis sem dobrar para que não estragem, eu prefiro aquelas pastas que vem compláticos por que não amassam e duram anos, é so decorar e organizar!




BAIXAR AQUI SLIDE DE POWER POINT SOBRE PORTADORES DE TEXTO!
Se o link não estiver baixando ou não der certo me comuniquem!
karlabrasil@msn.com

6 comentários:

  1. Karla,
    achei ótimo o seu blog. Com certeza me ajudará muito. Trabalho com o 4º ano do Ensino Fundamental, e é bom ter sites com tantas sugestões.Ah, parabéns pela escolha musical. Selecionadíssimas.

    ResponderExcluir
  2. Amei visite o meu blog tb...
    vai me ajudar bastante com meus alunos...
    bjussssss

    ResponderExcluir
  3. oi amei o seu blog . Gostaria de obter os slides do portador de texto , mas não consegui baixar. Se for possível por favor envie para o meu e mail, ficarei muito grata.tania,alexandrino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. gostei muito de suas informaçoês e dicas para os professores desempenhar melhor o seu trabalho com os portadores de textos continue brilhando parabèns. Gostaria enviasse para o meu e mail, que Deus abençõe você I email iaramachado1968@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Também gostei muito do seu blog.....parabéns....vc poderia me enviar o slide de portadores de texto? não conseguir abrir....deif10@hotmail.com......muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii isso sim que e bom ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii estou orgulhosa de vcs portadores de texto orgulhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir