terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Parte II Mec Conteúdos e Objetivos!


E como fazer isso? Simples! Da maneira como nós sempre fizemos, aprender a escrever escrevendo e a ler lendo, construindo textos e através da análises fonológicas das palavras (primeira sílaba, rima, primeira letra, quantas sílabas...) olhem só! mas por que as vezes não dá certo? Ou então demora tannnnto? Hummmmm?????


Prática de produção de texto
• Produção de textos considerando o destinatário, a sua finalidade e as
características do gênero.
• Aspectos notacionais:
• divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de
pontuação: maiúscula inicial e ponto final (exclamação, interrogação
e reticências); e reunião das frases em parágrafos;
• separação, no texto, entre discurso direto e indireto e entre os turnos
do diálogo, utilizando travessão e dois pontos, ou aspas;
• indicação, por meio de vírgulas, das listas e enumerações no texto;
• estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência das regras,
inclusive as da acentuação) e constatação de irregularidades (ausência
de regras);
• acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade.
• Utilização de dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas
ortográficas.
• Produção de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto,
redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
• Controle da legibilidade do escrito.
• Aspectos discursivos:
• organização das idéias de acordo com as características textuais de
cada gênero;
• utilização de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação
e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita,
expressões que marcam temporalidade e causalidade, substituições
lexicais, manutenção do tempo verbal, etc.;
• emprego de regência verbal e concordância verbal e nominal.
• Utilização da escrita como recurso de estudo:
• tomar notas a partir de exposição oral;
• compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes
fontes;
• fazer resumos.
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
• Análise da qualidade da produção oral alheia e própria, reconhecendo
progressivamente a relação entre as condições de produção e o texto
decorrente (no que diz respeito tanto à linguagem como à organização
do conteúdo).
• Comparação entre diferentes registros utilizados em diferentes situações
comunicativas.
• Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras
individuais e discussão dos elementos do texto que validem ou não es-
sas diferentes atribuições de sentido.
• Revisão do próprio texto:
• durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando
a articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever;
• depois de produzida uma primeira versão, trabalhando sobre o rascunho
para aprimorá-lo, considerando as seguintes questões: adequação ao
gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia.
• Exploração das possibilidades e recursos da linguagem que
se usa para escrever, a partir da observação e análise de
textos especialmente bem escritos.
• Análise de regularidades da escrita:
• derivação de regras ortográficas;
• concordância verbal e nominal (e outros aspectos que se mostrem
necessários a partir das dificuldades de redação);
• relações entre acentuação e tonicidade: regras de acentuação.

2 comentários:

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