terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pierrot, Colombina, Arlequim?







Pierrot
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Pierrot é um personagem da commedia dell'arte, apaixonado pela colombina, mas não é correspondido. Teve como origem o personagem italiano pedrolino.
Representa a idealização do amor, é um sonhador, tradicionalmente retratado com uma lágrima escorrendo pelo rosto e vestindo blusa e calças bufantes brancas.






Alerquim



O arlequim é uma personagem da commedia dell'arte, cuja função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos geralmente em forma de losango, mais ainda o destacava em cena.






Colombina



A Colombina é uma personagem da commedia dell'arte, um gênero de teatro popular que surgiu na Itália, no século XVI. Em geral, aparece como uma serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por arlequim, e amada em segredo pelo romântico pierrot.






Commedia dell'arte



A commedia dell'arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII. A “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, também sendo chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Esta forma ainda sobrevive através de alguns grupos de teatro.

Um comentário:

  1. Estou procurando sobre Pierrot e Colombina, mas não encontrei aqui o que precisava. Achei muitas coisas, mas não o necessário.
    Mas mesmo assim, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir