terça-feira, 14 de abril de 2009

A morte e o lenhador





Primeiro li este conto
Um velinho muito velho vivia de tirar lenha na mata. Os feixes, porém cada vez lhe pareciam mais pesados tropicava com eles, quase caía e um dia caiu de verdade, perdeu a paciência e lamentou- se amargamente:
- Antes morrer! De que me vale a vida, se nem com este miserável feixe posso? Vem, ó Morte, vem aliviar- me o peso dessa vida inútil.
Tentou erguer a lenha . Não pôde e, desanimado, invocou pela segunda vez a Magra:
- Por que demoras tanto, Morte? Vem já pedi, vem aliviar- me do fardo da vida. Andas pelo mundo a colher criancinhas e esqueces de mim que te chamo...
A Morte foi e apareceu- horrenda, escaveirada, com os ossos a chocalharem e a foice na mão.
Ao vê- la de perto o homem estremeceu de pavor, e mais ainda quando a Magra lhe disse, batendo os ossos do queixo:
- Cha-mas-te- me; a-qui es-tou!
O velho tremia, suava... E para sair - se dos apuros só teve esta:
-Chamei- te, sim, mas para me ajudares a botar esta lenha ás costas

Moral da história (conclusão minha e dos alunos): Não devemos ficar só reclamando da vida, as vezes a vida é dura mas ninguém quer morrer
Fonte:
Coleção Monteiro Lobato vol 04 - Fábulas e outras histórias ed. Brasiliense

2. Depois fizemos a conversa sobre a história , personagens o por quê das atitudes etc
3. Desenho da História

Um comentário: