sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Lobo e o Cordeiro


Mais uma história de Lobo...
Essa dai é um fábula deJean de La Fontaine , com adaptação de Monteiro Loubato

Na escola tem esse DVD acima, é bonzinho dá pra complementar a atividade.


Estava o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto.
─ Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? ─ disse o monstro, arreganhando os dentes. ─ Espere que vou castigar tamanha má-criação!...
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
─ Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta, mas não deu o rabo a torcer.
─ Além disso ─ inventou ele ─ sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
─ Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?
Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
─ Se não foi você foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.
─ Como poderia ser seu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões claras não venceria o pobrezinho, veio com razão de lobo faminto:
─ Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
E ─ nhoque ─ sangrou-o no pescoço.

Contra a força não há argumentos.
Monteiro Lobato

OBS.:
Jean de La Fontaine
Escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido" e tornou-se próximo dos escritores Molière e Racine. Com a queda do ministro Fouquet, La Fontaine tornou-se protegido da Duquesa de Bouillon e da Duquesa d'Orleans.

Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro era uma coletânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís 14. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundo moral. Escritas em linguagem simples e atraente, as fábulas de La Fontaine conquistaram imediatamente seus leitores.

4 comentários:

  1. Oi guria!
    Quanto tempo!
    Bom falar contigo novamente!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, adorei tudo. Gostaria que desse uma passadinha no meu tb blog Educativo.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. meu professor ditou esse texto para meus colegas e pra mim achei massa

    ResponderExcluir
  4. minha professora passou um trbalho para mim e meus colegas eu teirei nota 10 por que achei muito legal e interessante!

    ResponderExcluir