terça-feira, 28 de abril de 2009

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS:


01. Poderá haver produção de textos desde o primeiro dia de aula à partir do desenho de uma história ouvida pela criança, em seguida, contadas por elas. A professora escreve a história no quadro e depois passa para a xerox para reproduzir e trabalhar com a classe.

02. O Texto deve ser escrito no quadro ou em cartaz, deve ser apresentado em letra cursiva e bastão.

03. Usar os 4 tipos de letras desde o primeiro dia de aula: maiúscula, minúscula, forma e cursiva.

04. O texto coletivo deve ser trabalhado em sala de aula durante vários dias, através de atividades em torno dele, enquanto apresentar interesse dos alunos.

05. Com as crianças mais difíceis, em especial valorizar os avanços delas.

06.Mesmo com as crianças pré - silábicas se deve trabalhar qualquer palavra e qualquer texto! (CONCORDOOOOO MUUUITO!)

07. Para que haja construções de linguagem escritas é necessário que as histórias sejam lidas e não só contadas.

08. Trabalhar quadrinhos e músicas como: "Era uma casa muito engraçada", é uma boa sugestão é uma ótima opção para trabalhar com crianças que estão passando do nível pré- silábico para o silábico.

09. A escrita do alunos silábico deve ser observada e sua interpretação deve ser anotada pelo professor.

10. Toda pergunta do aluno deve ser respondida.

11. Uma mesma atividade pode servir para alunos e qualquer nível do processo (pré - silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético) contando que a professora provoque diferentemente, com questões e desafios adaptados a alunos em situações desiguais dentro da psicogênese (Esther Grossi)

12. Diariamente pedir que as crianças escrevam 1 letra, 1 palavra, 1 frase e 1 texto, mesmo as pré- silabicas.

13. Como moderadora a professora deve conseguir a participação de todas as crianças, a interação entre elas e orientar a discursão.

14.Na estrada, quando os materias são colocados em seus lugares, se verifica se estão todos em ordem e prontos para serem utilizados.

15. Ao terminarem as atividades é organizado e guardado o material utilizado e limpo o espaço.

16. Antes da merenda, se verifica se o ambiente está limpo.

17. Depois da merenda, as mesas devem ser limpas.

18. À saída, mais uma verificação geral é necessária e são recolhidos trabalhos e materias.

19. Ter um Cantinho de Leitura. Confeccionar junto com os alunos uma estante de caixas e arrumar livros variados para que o aluno possa ler ou folhear nos momentos ociosos em sala de aula.

20. Ter um cantinho ou caixinha do brinquedo com jogos de encaixe e/ ou contrução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário