domingo, 12 de abril de 2009

Rotina- horário






ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM AS ESTRUTURAS COGNITIVAS:
• TEMPO
• ESPAÇO
• MEMÓRIA
• CLASSIFICAÇÃO
• ORDEM
• CORRESPONDÊNCIA






ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A FUNCAO SIMBOLICA = REPRESENTAÇÃO MENTAL

IMITACAO
JOGO SIMBOLICO
DESENHO
IMAGENS MENTAIS






ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A PSICOMOTRICIDADE.


ARRANJOS DIDATICOS

• ATIVIDADES PERMANENTES
• PROJETOS PEDAGÓGICOS
• SEQÜÊNCIAS DE ATIVIDADES

• ATIVIDADES DE INICIATIVA DA CRIANÇA

• ATIVIDADES DE INICIATIVA DO(A) PROFESSOR(A)

• ATIVIDADES DE INICIATIVA PARTILHADA: PROFESSOR(A) E CRIANÇA

· ATIVIDADES COM TODO GRUPO

• ATIVIDADES EM DUPLAS

• ATIIDADES EM PEQUENOS GRUPOS

• ATIVIDADES INDIVIDUAIS

• ATIVIDADES QUE ATENDAM AS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM CADA IDADE




CONHECIMENTO DE MUNDO:

• MOVIMENTO
• MÚSICA
• ARTES VISUAIS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• NATUREZA E SOCIEDADE
• MATEMÁTICA









A rotina



Todo professor sabe que na vida temos uma rotina por um motivo obvio, que é a organização mental de ações seguintes para chegarmos a um ponto estabelecido, seja ela rotina da família de deixar crianças na escola, a rotina do horário de matérias do dia nos alunos de ensino fundamental e médio, rotina no trabalho... em fim, a rotina nada mais é que uma seguência de açõs que nos ajudam a organizar nossa vida por que já temos com antecipar o próximo acontecimento, para a criança isso é de suma importância, imagine que até ir á escola ela vivia em casa com irmãos e os pais em uma rotina de comer, brincar e dormir e na escola ou creche as atividades tem um objetivo dirigido de conhecimentos formais- cognitivos e psicomotorese são na maioria das vezes feitas coletivamente.



A rotina em sala ensina a criança a se antecipar (assim como os adultos) e sentir- se mais segura no outro ambiente longe dos pais, dando- lhe mais autonomia e capacidade para se organizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário