terça-feira, 31 de março de 2009

Está escrito no desenho acima;
Jeferline- nome da aluna
PICASI- Princesa
CAMA- Cama
NEVINA- Ervilha

(adoro o que eles escrevem acho tão lindooooo!)



A Princesa e a Ervilha


Adaptado do conto de Hans Christian
Andersen

Era uma vez um príncipe que queria se casar
com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real
meeeeesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos
seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não
é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade
era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou
ao seu castelo, muito triste e desiludido, pois queria muito casar
com uma princesa de verdade.
Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia
desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo
tremendo!
De repente bateram à porta do castelo, e o rei em pessoa foi
atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas
janelas foram abertas pela tempestade.
Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava
encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas
grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era
difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real.
A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou
numa forma de provar se o que ela dizia era verdade.
Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no
quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a
cama da “princesa”.
A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda
de uma escada, se deitar.
No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido.
— Oh! Não consegui dormir — respondeu a moça,
— havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas
roxas no corpo!
O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça
era realmente uma princesa! Só mesmo uma princesa verdadeira teria
pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte
colchões!!!
O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha
foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá...
Acredite se quiser, mas esta história realmente aconteceu!

Hoje contei essa história, simples, só leitura, mas antes avisei que não tinha gravuras, era pra escutar e imagina, gosto de fazer assim também para que eles aprendam a apreciar uma leitura feita por outra pessoa, aprendam a ouvir podem precisar desse exercício um dia para escutar coisas no rádio, seminários etc em que só há leituras sem gravuras.
2. Depois pedi que fizessem a representação da história, desenhassem e escrevessem o nome de tudo, uns apresentaram resitência para escrever, mas ai com o tempo vira hábito, foi assim em outras turmas só tem que ter paciência!

A princesa e a ervilha é um conto de Andersen:

Uma pesquisada Básica, acho importate informar o nome dos autores, principalmente quando se trata de alguém tão importante para literatura infantil mundial!

Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Entre os contos de Andersen, destacam-se:
O Abeto,
O Patinho Feio,
A Caixinha de Surpresas,
Os Sapatinhos Vermelhos,
O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio,
O Soldadinho de Chumbo,
A Pequena Sereia,
A Roupa Nova do Rei e
A Princesa e a Ervilha, dentre outros.
Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada como um menestrel (1837), Livro de Imagens sem Imagens (1840), O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha em 1847), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyr og Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 à 1872), onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneo.
fonte; Andersen

Planejamento Diário de Aulas


Plano Diário
É este modelo que faço no meu caderno de plano, tomara que ajude ou pelo menos dê uma luz, dá para notar que dou 2 conteúdos por dia, sendo que o primeiro sempre é linguagem, os segundos: matemática, estudos sociais (história e Geografia, Sociedade), Ciências ( Natureza) e artes

segunda-feira, 30 de março de 2009

Para sondagem de Leitura e escrita - Teste das Quatro Palvras e uma frase



palavras para lista da sondagem

ANIMAIS:
Dinossauro
Camelo
Gato


MATERIAL ESCOLAR:
apontador
mochila,
lápis
giz

DOCES:
gelatina
paçoca
pudim
mel ou

brigadeiro
geléia
bolo
bis

ALIMENTOS:
mussarela,
presunto
queijo
pão

OBJETOS DE HIGIENE:
Sabonete
Escova
pente
Gel

TEMPEROS
Cebolinha
Pimenta
Alho
Sal

LUGARES
Padaria
Cinema
Feira
Bar

FERRAMENTAS
Furadeira
Martelo
Chave


SENTIMENTOS
Felicidade
Carinho
Amor
Paz

BEBIDAS
Vitamina ou refrigerante
refresco
suco
chá

ou

Limonada
Açucar
Suco


EU BEBO SUCO DE LIMÃO.

ALIMENTOS
Macarrão
cebola
alho
sal

EU GOSTO DE MACARRÃO.

CASAMENTO
convidados
vestido
buquê
véu

ROUPAS
camisola
vestido
blusa


LIMPEZA
desinfetante
vassoura, rodinho
balde


PARTES DO CORPO
sobrancelha
joelho
nariz


CORPO HUMANO
estômago
fígado
perna



MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
furadeira
torneira
pedra
cal

FUTEBOL
bandeirinha
chuteira
bola
gol


MEIO AMBIENTE
relâmpago
árvore
terra
ar

MEIOS DE TRANSPORTE
carruagem
ônibus
barco
trem

MEIOS DE COMUNICAÇÃO
computador
revista
livro
fax

FESTA JUNINA
Bandeirinha
Pipoca
Bingo
Som

Não Solte balão.

MATERIAL ESCOLAR:
apontador
caderno
cola
giz

A cola está na mochila.

BRINQUEDOS
escorregador
boneca
bola



DOCES
pirulito
pipoca
pudim
bis

NA SALA
computador
estante
sofá
som

Camila senta no sofá.

NO ESCRITÓRIO
Grampeador
caneta
mesa
clips


ANIMAIS
mariposa
formiga
sapo
cão

FAMÍLIA
Afilhado
madrinha
sogra
mãe

UTENSÍLIOS DE LIMPEZA
Aspirador
Vassoura
Balde ou rodo

HOJE MAMÀE USOU O ASPIRADOR.

recebi por email

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho


Vou colocar aqui o que mais gosto de fazer, ler histórias e fazer atividades com eles, e eles amam isso também, sou fã de Andersen, Grimm e Perault


Objetivos
Valorização da leitura de textos literários de qualidade.Desenvolvimento do gosto pessoal e de critérios de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.

Conteúdo
Leitura

Ano
Pré-escola e 1º ano

Tempo estimado
2 meses

Material necessário
Três versões diferentes da história de Chapeuzinho Vermelho, sendo que a primeira deve ser dos irmãos Grimm e a segunda de Charles Perrault.

Desenvolvimento
As situações que compõem a seqüência são as seguintes:
Leitura (feita pelo professor à classe) de uma boa versão da história para exploração dos aspectoslingüísticos característicos dos contos.
Leitura (feita pelo professor à classe) de uma segunda versão para possíveis comparações entre as versões lidas e análise de diferentes tramas e linguagens dos contos e autores.
Leitura (feita pelo professor à classe), de uma terceira versão do conto.

Além de contribuir para a aprendizagem de comportamentos leitores, as leituras feitas nesta seqüência de atividades implicarão certos comportamentos específicos que poderão ser postos em prática, como:
Comentar o que se leu.
Compartilhar com outros os efeitos, sensações, sentimentos que os textos produzem.
Confrontar interpretações e pontos de vista.
Relacionar o conteúdo de um texto com os de outros conhecidos.
Reparar na beleza de certas expressões ou fragmentos de um texto.
Ler durante um período, interrompendo a leitura quando necessário.
Localizar o lugar em que a leitura foi interrompida.
Recordar os últimos acontecimentos narrados, por meio da leitura de alguns parágrafos
anteriores.
Antecipar o que segue no texto e controlar as antecipações de acordo com o desenrolar da narrativa.
Adequar a modalidade de leitura aos propósitos que se perseguem.
Recuar no texto para recuperar aspectos relevantes e, assim, compreender melhor uma situação ou, ainda, para dar mais atenção a uma informação importante.
Comparar as personagens, ambientes e situações das diferentes versões.
Comparar as narrativas lidas com outros textos do gênero, outros autores etc.
Reconhecer certos recursos lingüísticos próprios de um autor, uma versão.
Identificar recursos lingüísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.

ATIVIDADE 1
Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm
Logo ao iniciar a seqüência, o professor comunica às crianças qual será o procedimento a ser seguido por ele e por seus ouvintes, de forma a assegurar que a narrativa seja compreendida e apreciada. Ele informa que lerá outras versões da mesma história, compartilhando com a turma como será realizado o trabalho.

A primeira etapa da seqüência consiste na leitura pelo professor da primeira versão da obra
escolhida. É importante, nesse momento, considerar as orientações anteriores, em relação ao preparo prévio da leitura e das intervenções a serem realizadas durante a atividade.
A história é curta e pode ser lida de uma única vez. Se houver mais de um exemplar do livro na escola, ele pode ser disponibilizado na sala de aula para que as crianças os manuseiem, apreciem as ilustrações e leiam no próprio texto, mesmo sem saber ler convencionalmente.

Após a leitura, quando o professor estiver certo de que as crianças já comentaram a respeito de tudo o que gostariam, ele coordena uma atividade para propor a análise de recursos lingüísticos que tornam a obra singular e atraente para o leitor. Pode, inclusive, realizar um registro das conclusões do grupo acerca de suas principais características o que será útil nas etapas seguintes da seqüência.

Um recurso que pode ser destacado da primeira versão lida são as descrições das personagens e cenários. Caso tais características não tenham sido notadas pelas crianças, o professor pode chamar a atenção para elas, relendo algumas descrições e conversando sobre a linguagem literária e os efeitos que ela produz no leitor.
Como o autor descreve o lobo no início da história, como ela estava? (faminto)
Quais foram os recursos utilizados pelo autor para descrever a floresta?
O que o lobo diz à Chapeuzinho quando eles se encontram pela primeira vez?
O que o lobo usou para fingir ser a avó da menina?
Como o autor descreve a localização da casa da avó?
O que fez Chapeuzinho perceber que a avó estava com um aspecto muito esquisito?

ATIVIDADE 2
Leitura da segunda versão da história Charles Perrault
As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a
verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó.

Na segunda etapa da seqüência o professor realiza a leitura desta versão. Assim como na primeira etapa, as orientações para o seu encaminhamento são as descritas anteriormente no item "A leitura pelo professor".

Quando a leitura estiver concluída, o professor propõe a comparação entre as duas versões, retomando as características destacadas na análise registrada anteriormente. Nesse momento, o professor pode também registrar as conclusões das crianças a respeito das características das duas versões, relendo trechos e chamando a atenção para as semelhanças e diferenças na trama e no texto.
O que acontece no primeiro encontro entre a menina e o lobo numa versão e em outra? Como é o diálogo entre eles em cada uma das versões?
Vamos comparar as diferentes descrições sobre a localização da casa da vovó?
Vamos ver como os autores descreveram a Chapeuzinho em cada uma das versões?
Quais são os diferentes acontecimentos que chamam a atenção e distraem Chapeuzinho Vermelho a caminho da casa de sua avó?
As recomendações da mãe no início da história são diferentes nas duas versões?
Que fim levou o lobo nas duas versões?

ATIVIDADE 3
Leitura da terceira versão da história
Nesta última etapa da seqüência o professor encaminha a leitura de uma terceira versão do conto. Assim que o grupo se familiarizar com a nova versão, deve ser incentivado a conversar sobre ela. É quase certo que estabelecerão, espontaneamente, relações comparativas com as duas outras versões já trabalhadas, identificando semelhanças e diferenças. Mesmo assim, o professor pode focar suas observações em outros aspectos, voltando, com as crianças, aos registros feitos anteriormente.

Nesta terceira versão, do ponto de vista do conteúdo da história, ao invés de comer a avó o lobo a tranca dentro do armário e também não chega a comer Chapeuzinho, que pede ajuda e é socorrida pelos caçadores da floresta. Além desta diferença evidente na trama, o professor poderá continuar discutindo aspectos formais do texto, ao propor um levantamento dos fatos que se conservaram nas três versões e das diferenças no texto escrito, destacando o estilo de cada autor/tradutor/adaptação.

Exemplos de questões que podem disparar essa análise:
A mamãe pede para Chapeuzinho Vermelho levar comida à vovó. O que diz a mãe agora, nesta terceira versão?
Chapeuzinho Vermelho se encontra com o lobo no bosque. Como cada autor relata o diálogo entre eles?
Chapeuzinho caminha pela floresta - como este cenário é descrito, o que há em cada um dos textos?
O lobo engana Chapeuzinho Vermelho e chega antes dela à casa da vovó. O que diz a ela para enganá-la nessa versão?
Quando chega, Chapeuzinho Vermelho faz perguntas ao lobo, que está deitado na cama da
vovó. Há diferenças nas perguntas e respostas deste diálogo em comparação com as outras
versões?
O que acontece na história assim que o lobo chega na casa da vovó? Quais as principais
diferenças?

Avaliação
O professor pode acompanhar a ampliação das aprendizagens das crianças nesta seqüência, nas demais situações de leitura e produção de texto propostas em sua rotina. É importante que elas continuem refletindo sobre os aspectos característicos da linguagem dos contos clássicos, comparem essa linguagem com a de outros gêneros, utilizem esse conhecimento em suas próprias produções textuais etc.

Um trabalho semelhante ao desenvolvido nessa seqüência também pode ser realizado com diferentes versões de outros contos, como João e Maria, Branca de Neve, A Bela Adormecida e O Gato de Botas, entre outros.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Chapeuzinho Vermelho e Outras Histórias, Irmãos Grimm, Ed.Paulinas, edição esgotada versão1
Os Contos de Grimm, Jakob Grimm, 288 págs., Ed. Paulus, tel. (11) 3789-4000 , 58 reais
opção para Versão 1
Chapeuzinho Vermelho e Outros Contos por Imagem, Rui Oliveira, 72 págs., Ed. Cia. das
Letrinhas, tel. (11) 3705-3500 , 32 reais Versão 2
Chapeuzinho Vermelho (Coleção Grandes Clássicos), 24 págs., Ed. Girassol, edição esgotada
Versão 3

Fonte: NOVA ESCOLA

domingo, 29 de março de 2009

Dia nacional da Mulher


* Filme / Biografia
* Nome Original: Lipstick
* Direção: Peter Werner
* Elenco: Sarah Chalke, Jay Harrington, Patti LaBelle
* Ano: 2006
* Cor: Colorido
* Classificação: Programa permitido para menores acompanhados dos pais

Um filme espirituoso, engraçado e aclamado pela crítica sobre uma jovem determinada a superar os desafios do câncer de mama com coragem e bom humor. Seu batom vermelho brilhante se torna um forte símbolo de seu otimismo. A história gira em torno de Geralyn, uma jornalista recém-casada de 27 anos, que logo após conseguir o emprego de seus sonhos, descobre que está com câncer.

EU VI E RECOMENDO!

sexta-feira, 27 de março de 2009

A princesa e o sapo



OLHA SÓ
Mais um conto dos irmãos Grimm que a Disney põe seu dedo de ouro, vamos esperar né


12/3/2009

The Princess and The Frog: data anunciada

Foi anunciada a data de lançamento do mais novo desenho em 2D da Disney, The Princess and The Frog.

Originalmente programado para o dia de Natal, o filme estreará em Nova Iorque e Los Angeles em 25 de novembro, estendendo-se para os demais cinemas dos EUA a partir de 11 de dezembro.

The Princess and the Frog marca o retorno da Disney à clássica técnica de animação 2D e aos grandes musicais que fizeram a fama do estúdio em suas primeiras décadas de existência.

O filme está sendo dirigido por John Musker e Ron Clements, criadores de Aladdin e A Pequena Sereia, e se passa em New Orleans, nos anos que marcaram o início do jazz. As músicas são do ganhador do Oscar, Randy Newman.

A história é baseada na lenda The Princess Frog que, na versão Disney, apresenta a primeira princesa negra a estrelar uma de suas animações. No elenco de vozes estão Anika Noni Rose, Keith David, John Goodman, Jenifer Lewis, Angela Bassett, Bruno Campos e Peter Bartlett.

SEGUNDO O SITE HQ MANIACS

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS

Olha só o que eu encontrei lá na escola já tinha em texto mas não tinha em áudo, que aliás amei de paixão ne mesma coleção tem o sapo e a princesa que eu amaria ter escutado, mas é tão antiga a coleção que não tinha mais, se alguém tiver eu queeeeero viu!

já fica aqui o link pra vc baixar O LOBO E OS SETE CABRITINHOS dos irmãos Grimm
háaa tem várias atividades no blog sobre este conto... é só ir na busca!

02 Os 7CABRITINHOS.wma

outro link O LOBO E OS SETE CABRITINHOS

Vídeo

SÍMBOLOS DA PÁSCOA




OVO DA PÁSCOA
O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.
O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau, quer dizer: o néctar dos deuses. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

COELHO
Os coelhos são mamíferos, roedores, que se reproduzem de forma rápida, tendo grande fertilidade. O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.

CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

VELA- CÍRIO
O "Círio Pascal" não é uma vela comum: ela vem marcada com as letras gregas alfa e ômega e simboliza que Cristo é princípio, fim e luz ao mesmo tempo.

COLOMBA PASCAL
Esse bolo em formato da pomba simboliza a vinda do Espírito Santo. A Bíblia conta que quando João Batista estava batizando Jesus, ele apareceu na forma de uma pomba.

CRUZ
É o símbolo da religião cristã e representa o sofrimento e a ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.

PÃO E VINHO
Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus.

OVOS
É um símbolo da vida, que também significa nascimento e ressurreição. No começo, presenteava-se com ovos de verdade. Depois eles passaram a ser de porcelana, vidro, pedra, madeira, papel, escamas, casco de tartaruga e até pedras preciosas, até virar de chocolate.

FONTE: UOL CRIANÇAS

quinta-feira, 26 de março de 2009

Datas Comemorativas de Abril




01 · Dia da Mentira
01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680
02 · Dia do Propagandista
02 · Dia Internacional do Livro Infantil
04 · Dia Nacional do Parkinsoniano
07 · Dia do Corretor
07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista
07 · Dia Mundial da Saúde
08 · Dia da Natação
08 · Dia do Correio
08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer
09 · Dia Nacional do Aço
10 · Dia da Engenharia
12 · Dia do Obstetra
12 . Páscoa
13 · Dia do Office-Boy
13 · Dia dos Jovens
13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
14 · Dia Pan-Americano
15 · Dia da Conservação do Solo
15 · Dia Mundial do Desenhista
15 · Dia do Desarmamento Infantil
16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil
18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio
19 · Dia do Exército Brasileiro
20 · Dia do Diplomata
20 . Dia do Disco
21 · Tiradentes
21 · Dia da Latinidade
21 · Dia do Metalúrgico
21 . Dia do Policial Civil
21 . Dia do Policial Militar
22 · Descobrimento do Brasil
22 · Dia da Força Aérea Brasileira
22 · Dia da Comunidade luso-brasileira
22 . Dia do Planeta Terra
23 · Dia de São Jorge
23 · Dia Mundial do Escoteiro
23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23. Dia Nacional da Educação de Surdos
24 · Dia do Agente de Viagem
24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 · Dia do Contabilista
26 · Dia do Goleiro
26 · Dia da 1ª Missa no Brasil
27 · Dia da Empregada Doméstica
27 · Dia do Sacerdote
28 · Dia da Educação
28 · Dia da Sogra
30 · Dia do Ferroviário
30 · Dia Nacional da Mulher

quarta-feira, 25 de março de 2009

Professores estimuladores de Inteligências Multiplas

Mentalidade aberta para aceitar, com humildade mas entusiasmo e ousadia, sua potencialidade para essa missão
2. Sensibilidade e prazer autêntico em se relacionar com outras pessoas e em se acreditar disposto a ajudar o aluno o aluno a se construir
3. Postura investigativa e estudiosa e a certeza de que não existem limites para o aprender. Já reiteramos que o oposto a essa presença aprece no professor prepotente, proprietário irredutível da verdade e crente fiel na propriedade dos seus "achismos".
4. Elevado senso crítico associado à segurança para aceitar limitações, rever procedimentos e reformular- se com a base em novas descobertas.
5. Desprendimento intelectual ou ausência de ciúme em tornar pública suas descobertas e as estratégias dos bons resultados que colhe em seu trabalho com o aluno.
6. Organicidade cinetífica que o leve a anotar citeriozamente seus progressos e manter vivos e atualizados seus diários de pesquisa nas ativaidades desenvolvidas em sala.
7. Seriedade para aceitar as limitações materiais e até de credibilidades do ambiente...


Photobucket

Photobucket

Fonte: As inteligências múltiplas e seus estimulos, de Celso Antunes 11ª edicação

Inteligências Multiplas



A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985)




Howard Gardner (Scranton, Pennsylvania, 1943) é um psicólogo cognitivo e educacional estado-unidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas. Em 1981 foi-lhe concedido um Prémio MacArthur.
O seu livro mais famoso é provavelmente Estruturas da Mente, de 1983, onde ele delineou sete dimensões da inteligência )inteligência visual / espacial, inteligência musical, inteligência verbal, inteligência lógica / matemática, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência corporal / cinestética). Desde a publicação de Estruturas da Mente, Gardner propôs duas novas dimensões de inteligência: a inteligência naturalista e a inteligência existencialista. Os testes tradicionais de inteligência só levam em consideração das inteligências verbal e lógica / matemática. Essa nova teoria tornou-se conhecida como teoria das inteligências múltiplas.
Recentemente, escreveu um livro intitulado Changing Minds: The Art and Science of Changing Our Own and Other People's Minds (ISBN 1578517095).
Howard Gardner crê que todos temos tendências individuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas numa das inteligências listadas acima.
Fonte: winkipédia

As implicações da teoria na educação

No campo educacional a Teoria das Inteligências Multiplas pode auxiliar pais, educadores, psicopedagogos apresentando alternativas nas seguintes práticas educacionais: métodos e avaliações, currículos: Educação em população portadora de deficiências e ambiente educacional proposto pela interdisciplinaridade (oficinas e projetos com temas transversais)


Photobucket
Fonte: ABC Educatio ano 8 número 68 agosto / 07 pag 32

terça-feira, 24 de março de 2009

Avaliar para melhorar o planejamento

avaliação

avaliar
1 determinar o valor de
avaliar um diamante
2 calcular, estimar
avaliar os lucros de uma empresa


v. tr.,
determinar a valia ou o valor de;
apreciar o merecimento de;
aquilatar, reconhecer a força de, a grandeza de;
estimar, prezar;
orçar;
computar;v. refl.,
reputar-se;
ter-se em conta;
julgar-se como.



avaliação:

avaliação
s. f.,
ato de avaliar;
valor determinado pelos avaliadores;
estimativa;fig.,
apreciação;
estima.

A Avaliação das aprendizagens pode e deve ser um processo central na melhoria das aprendizagens dos alunos. A avaliação não deve ser confundida com a medonha PROVA, de caráter sumativa, isto é está particularmente ligada a classificação, seleção, exclusão e consequentemente punição de estudantes. Por outro lado a investigação (sondagem da aprendizagem- avaliação) organizada e desenvolvida, contribui para melhorar a aprendizagens dos alunos em geral e particularmente dos alunos que tem dificuldades.
Um professor que sempre avaliar seus alunos conhece bem mais a turma que aquele que simplesmente aplica a prova, logo terá aulas mais bem planejadas por que este saberá o que foi mais produtivo e repetirá a performance mais vezes, a avalição da aprendizagem deve ser uma coleta de dados para embasar o planejamento neste pensamento veja:


avaliação- diagnóstico- revisão do planejamento- resultados melhores

Tem professores que dizem assim:
Esse papo é muito bom para educação infantil, como posso fazer outra coisa se as instituições querem NOTA

faça atividades surpresas tipo dramatizações, debates, lance desafios e gratifique com pontos!

Ai outro professor diz:
Mas isso ele só faz por que vale ponto!
E dai? tudo na vida é assim uma coisa pela outra, o ser humano precisa de motivação
Se o professor tivesse um incentivo de premiações ele não mudaria?
O salário do professor não deveria ser um INCENTIVO?

Então o que quero é deixar meu pensamento é que se você fizer uma avaliação sempre que puder de formas diferentes, terá um retorno mais objetivo e se levar os resultados da avaliação durante a elaboração do seu planejamento até para o professor as aulas se tornarão mais prazerosas.

Como eu faço a valiação da escrita:

Hoje eu recolhi algumas escritas espontâneas dos alunos, (primeiro dia de aula da escola pública), vou contabilizar quantos alunos tem em cada nível de escrita para depois elaborar atividades, mas uma coisa foi boa, pouquíssimos pré silábicos no 1º ano sinal que já iniciarei com crianças que entendem a quantidade de sílabas seja elas relacionadas a som ou não, mas já contam pedacinhos.
Pode se recolher escrita dos alunos com qualquer auto ditado, eu prefiro os que tem escrita de palavras simples, canônicas (vogal + consoates) depois passo para as mais complexas.

Tipos de Avaliação: Somativa, Formativa e Diagnóstica
SOMATIVA
Somativa como próprio nome indica, tem como o objetivo representar um sumário, uma apresentação concentrada de resultados obtidos numa situação educativa. Pretende-se traduzir, de uma forma quantificada, a distância em que ficou de uma meta que se arbitrou ser importante atingir. Essa avaliação tem lugar em momentos específicos ao longo de um curso, como por exemplo, no final de um ano letivo.
Somativa: os testes ou provas constituem meios de se avalia apenas um aspecto do processo de aprendizagem, ou seja, o produto em relação ao desempenho, tendo em vista determinados conteúdos ou objetivos, em termos de progresso ou proficiência.
FORMATIVA
Avaliação formativa: em uma avaliação formativa interativa há procedimentos constantes e personalizados envolvendo professor e alunos, a partir de critérios não apenas normativos, mas principalmente pessoais, que irão envolver, da parte do professor, uma reflexão sobre si mesmo e sobre os alunos e, da parte dos alunos, uma auto-avaliação e uma avaliação do professor. A participação dos alunos no processo avaliativo é fundamental para que fique garantida a interação e a pluralidade de visões.
avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.
DIAGNÓSTICA
A Avaliação Diagnóstica tem dois objetivos básicos: identificar as competências do aluno e adequar o aluno num grupo ou nível de aprendizagem. No entanto, os dados fornecidos pela avaliação diagnóstica não devem ser tomados como um "rótulo" que se cola sempre ao aluno, mas sim como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa conseguir um processo de aprendizagem.

segunda-feira, 23 de março de 2009

MODELO DE CRACHÁ



Peguei esses modelos de crachás, preenchi com o nome completo e cobri com plástico adesivo- contact para durar o ano todo

Dica:
Para não ter que escrever várias vezes o nome da professora e da escola eu preenchi no computador mesmo e depois completei somente com o nome do aluno, fiz para meninas e meninos e sem falar que arrumei pra ficar 6 numa folha!

domingo, 22 de março de 2009

Organizando a sala





No primeiro mês de adaptação eu gosto discutir e elaborar as regras, por que eu acho que se deixar para elaborar as regras depois fica outro perído de adaptação as novas regras para eles, assim faço rodinhas diárias mostro figuras, plaquinhas ... Tudo de maneira lúdica para eles irem se moldando a nova sala e novas regras e rotinha de 1º ano.

Outra coisa que sempre vem dando certo é que colo no caderno a tabela numérica, um alfabeto (gosto que tenha k, w, y , e Ç) e o nome completo.

Sempre ao fim da tarefa de casa que é copiada do quadro, peço que escrevam o nome completo!

sábado, 21 de março de 2009

ROTINA DIÁRIA PARA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL i


Rotina
1. Cumprimentar os alunos
2. Fazer uma leitura, rodinha ou acolhida
3. Conversa informal, comentário e elogios
4. Agenda
5. Tarefa de casa
6. Leitura da Agenda- O que vamos fazer hoje
7. Explicação/ Correção da Tarefa de Casa do livro- Revisão
8. Escolha do Ajudante do Dia
9. Explicação do conteúdo de Linguagem
10. Atividade de Linguagem –Livro de sala
11. Manuseio de revista, livros, conversa entre amiguinhos enquanto os demais terminam
12. Lanche na Sala
13. Fila para o Refeitório
14. Relaxamento 15min.
15. Explicação de matemática, estudos sociais, ciências, religião, artes etc..
16. Atividade do conteúdo explicado
17. Brinquedo- tempo livre
18. Avisos e lembretes
19. Arrumar a sala
20. Saída

Dia mundial da Floresta


Começa o III Reich
Em 21 de março de 1933, começa o Terceiro Reich. Em 1929, os planos do governo alemão na República de Weimar de reconstruir o país após a I Guerra Mundial desmoronou com a crise econômica dos EUA. Em 1932, eram 5,5 milhões de desempregados. Estava aberto o caminho para o nazismo.

753 a.C. - Fundada a cidade de Roma, hoje capital da Itália.
1829 - Terremoto mata 6 mil pessoas na Espanha.
1871 - O imperador Guillermo I da Alemanha inaugura o primeiro Parlamento alemão e concede a Bismarck o título de Príncipe Imperial.
1870 - Napoleão III anuncia uma profunda reforma constitucional, que só é concedida em 20 de abril. Esta transforma o regime em uma espécie de Monarquia Parlamentar.
1918 - O piloto alemão conhecido como Barão Vermelho morre durante a batalha de Somme. Ele ganhou o apelido por destruir mais de 80 aviões dos Aliados na Primeira Guerra Mundial.
1919 - A República Soviética é proclamada.
1935 - A Lei de Segurança Nacional é usada pela primeira vez. No Rio de Janeiro é apreendida uma edição do jornal de esquerda A Pátria.
1935 - A Pérsia passa a se chamar Irã.
1944 - A Força Expedicionária Brasileira conquista as cidades italianas de Zocca e Montalto durante a II Guerra Mundial.
1952 Furacão atinge o Estado de Arkansas, nos EUA, matando mais de cem pessoas.
1960 - Brasília é inaugurada como capital brasileira.
1963 - A penitenciária de Alcatraz é desativada nos Estados Unidos.
1979 - É aplicada a primeira pena de morte por injeção letal nos Estados Unidos, em Lynda May Burnett, que em 1978 seqüestrou e assassinou uma criança.
1989 - Estudantes chineses começam os protestos contra o governo na Praça da Paz Celestial, em Pequim.
1993 - Um plebiscito aprova a continuidade do regime presidencialista no Brasil.
1997 - O índio pataxó Galdino Jesus dos Santos morre após de ter sido queimado vivo por cinco jovens de classe média alta que o encontraram dormindo em um ponto de ônibus de Brasília.
1999 - Wellington Camargo, irmão de Zezé di Camargo e Luciano, é liberado após 95 dias de cativeiro.
2001 - Parte do telhado do hipermercado Extra desaba sobre clientes e funcionários, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, ferindo 47 pessoas.
2003 - A atriz Elizabeth Taylor anuncia a sua aposentadoria.
Nascimentos
» Johann Sebastian Bach (1685-1750), músico alemão
» Aírton Senna (1960-1994), piloto de F-1 brasileiro
» Lothar Mathäus (1961-), jogador alemão de futebol
» Ronaldo de Assis Moreira (1980-), o Ronaldinho Gaúcho, jogador de futebol
Falecimentos
0547 - São Bento
1657 - John Hilton, compositor inglês
1998 - Deputado Luís Eduardo Magalhães, filho de Antônio Carlos Magalhães
2001 - Chung Ju-Yung, fundador do grupo Hyund

Datas comemorativas:
21 • Dia Mundial do Teatro
21 • Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
21 • Dia Mundial da Infância
21 • Dia Mundial da Poesia
21 • Dia Mundial das Florestas
Sugestões:
Para o dia do Teatro ver uma peça ou mostrar um dvd de uma peça de teatro, montar uma dramtização.

Para o dia Internacional contra a discriminação Racial ler: as tranças de Bitou Ou Menina Bonita do Laço de Fita e debater com eles.

Dia mundial da Floresta pode ler a história postada ontem; As Arvores e o Machado
A árvore quando está sendo cortada observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.


Para o dia da Poesia pode se ler uma poesia pequena, escrever no quadro e explicar a formatação e o que são rimas, dizer que quando copiamos uma musica também é escrita igual a poesia, que música é uma poesia cantada.


Para o dia da Infancia leia o saco de brinquedos, coisas que eles gostam, faça o dia do brinquedo. pode levar um brinquedo para compartilhar com os amigos

sexta-feira, 20 de março de 2009







Duas panelas, uma de ferro, orgulhosa, outra de barro, humilde, moravam na mesma cozinha; e como estivessem vazias, a bocejarem de vadiação, disse a graúda:

- Bela tarde para um giro pela horta! A cozinheira não está e até que venha, teremos tempo de dizer adeus à alface e fazer uma visita aos repolhos. Queres ir?

- Com todo o prazer! - respondeu a panela de barro lisonjeadíssima de honrosa companhia.

- Dá-me o braço então, e vamo-nos depressa antes que “ela” venha.

Assim fizeram, e lá se foram as duas desajeitadonas gingando os corpos ventrudos, cheias de amabilidade para com as hortaliças.

- Bom dia, dona Couve! Comendador Repolho, como passas! Coentrinho, adeus!

No melhor da festa, porém, a panela de ferro falseou o pé e esbarrou na amiga.

- Ai que me trincas! exclamou esta.

- Não foi nada, não foi nada…

Uns passos a mais e novo choque.

- Ai que desbeiças, amiga!

- Em casa arruma-se, não é nada…

Minutos depois terceiro esbarrão, esse formidável.

- Ai! Ai! Ai! Ai! Fizeste-me em pedaços, ingrata!

E a mísera panela de barro caiu por terra a gemer, reduzida a cacos.

Monteiro Lobato
Extraído do site Universo das Fábulas
PS> Você pode contar a história com panelinhas de barro ou figuras, ou ainda com panelas comum ou modeladas com massinha!


As Árvores e o Machado
Um homem foi à floresta e pediu as árvores que estas lhe doassem um cabo para o seu machado. O conselho das árvores concordou com o seu pedido, e deu à ele uma jovem árvore para este fim.
Logo que o homem colocou o novo cabo no machado, começou a usá-lo e em pouco tempo havia derrubado com seus potentes golpes as mais nobres e maiores árvores da floresta.
Um velho carvalho, lamentando quando a destruição dos seus companheiros já estava bem adiantada, disse a um cedro seu vizinho:
- O primeiro passo foi a perdição de todas nós. Se tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore, poderíamos ainda ter preservado nossos próprios privilégios, e ficarmos de pé por muitos anos.

Em 20 de Março

Zeppelin voa nas Américas
Em 20 de março de 1932, o dirigível alemão Graf Zeppelin começa a fazer vôos regulares na América do Sul. O dirigível, inventado pelo general alemão Ferdinand von Zeppelin, possuía uma estrutura interna fixa, com mesas e cadeiras, e capacidade para 20 passageiros e 40 tripulantes.

1627 - Espanha e França assinam tratado para combater o protestantismo.
1662 - Governo português proíbe a escravidão do índio brasileiro.
1807 - Os ingleses se apoderam da cidade de Alexandria após a chegada do exército de Napoleão ao Egito.
1815 - Napoleão chega a Paris e dá início aos cem dias de seu segundo mandato.
1854 - Políticos americanos fundam o Partido Republicano para combater a escravidão.
1861 - Um terremoto destrói quase toda cidade argentina de Mendoza e causa a morte de mais de 10 mil pessoas.
1899 - Martha M. Place se torna a primeira mulher a ser executada na cadeira elétrica nos EUA.
1915 - O astrônomo espanhol Comas Solá descobre o asteróide número 804, ao qual dá o nome de Hispania.
1941 - O escritor Monteiro Lobato é preso por criticar as torturas praticadas pelo Estado Novo. Ele cumpriria 3 meses dos 6 a que fora condenado.
1957 - O Conselho Nacional Suíço concede o voto à mulher.
1969 - O beatle John Lennon casa-se com a artista plástica japonesa Yoko Ono.
1972 - Dezenove alpinistas morrem em avalance no Monte Fuji, no Japão.
1976 - A herdeira do império Hearst, Patricia Hearst, é condenada por sua participação em um assalto a banco em São Francisco, nos EUA.
1981 - Isabelita Perón, viúva de Juan Domingo Perón e ex-presidente da Argentina, é condenada por corrupção.
1989 - Yasser Arafat culpa o governo israelense pela escalada de violência no Oriente Médio.
1995 - Em Tóquio, 12 pessoas são mortas e mais de 5,5 mil ficaram intoxicados por gás sarin em um atentado contra no metrô. O ataque é obra da seita Aum Shinrikyo, a "Verdade Suprema", liderada por Shoko Asahara.
1997 - O Banco Nacional Suíço confirma que ajudou outros países neutros da Europa a comprar milhões de dólares em ouro nazista durante a II Guerra Mundial.
2003 - O ex-sargento da Força Aérea dos EUA Brian Regan é condenado à prisão perpétua por vender segredos militares para a China e o Iraque.
2004 - Milhares de pessoas, no mundo todo, marcham para marcar o aniversário de um ano da invasão do Iraque e pedem o fim da ocupação americana do país.
Nascimentos
» Paulo Menotti Del Picchia (1892-1988), poeta brasileiro
» Spike Lee (1957-), cineasta americano
» Holly Hunter (1958-), atriz americana
» Edson Celulari (1958-), ator brasileiro
Falecimentos
1727 - Isaac Newton, cientista britânico
1816 Maria I, rainha de Portugal e mãe do príncipe João
1953 Graciliano Ramos, escritor alagoano autor de Memórias do Cárcere
1989 - Dina Sfat, atriz brasileira.

E hoje é dia:
20 · Início do outono
20 . dia do contador de Histórias

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia 19 de março dia de São José




São José é o padroeiro do Ceará.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo. Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ainda sobre Circo


`













Outro filme que fala sobre o circo é a animação da Disney o DUMBO e também tem uma boa mensagem!





Título Original: Dumbo - EUA - 1940
Atores: Calssico Walt Disney
Sinopse: Neste verdadeiro Clássico Disney que tem conquistado gerações no mundo inteiro, um adorável elefantinho vive uma aventura mágica. Dumbo é um bebê elefante que nasceu com orelhas enormes e com a ajuda de Timóteo, um simpático ratinho, vai se transformar na principal atração de um circo. Usando suas orelhas, ele faz o que nenhum outro elefante conseguiu: voar. Agora, Dumbo é um verdadeiro herói e brilha como a estrela voadora do circo, trazendo alegria e diversão para todos. Repleto de músicas inesquecíveis e personagens cativantes, DUMBO é uma das obras-primas mais maravilhosas da Disney.










Encontrei na net algumas figuras de circo para pintar

segunda-feira, 16 de março de 2009

DIA DO CIRCO





Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Fonte: IBGE

Atividade;
Fazer uma rodinha e perguntar
o que eles sabem sobre o circo?
Já foram ao circo ?
Havia animal?
Como era?
Do que mais gostou?

Anotar e guardar as respostas para lê-las para eles depois.
Pintar as crianças de palhaço

Profissionais do circo:
Malabarista,
Mágico
Contorcionista,
Palhaço,
Apresentador,

Recursos Materiais
DVD do cirque du Soleil site: http://www.cirquedusoleil.com/ São belíssimos espetáculos artísticos vale a pena mostrar eu vi o dos saltimbancos, achei ótimo, talves as crianças pequenas não tenham atenção por todo o dvd por que é grande, mas uns 30 minutos para mostrar coisas de qualidade é valido, né profesor! aqui em baixo um trecho do Youtube


DVD Circo da Xuxa


e uma música antiga dela também chamada circo:


O Circo
Xuxa

Composição: Indisponível

A gente gosta de brincar de circo
Dar cambalhotas, fazer palhaçada
A gente adora imitar os bichos
Como é bom brincar

A gente faz a mágica mais linda
Transforma a vida numa grande festa
A gente canta, dança, bate palma
E não quer parar

Vem a foca com a bola no nariz
O elefante bancando o chafariz
Vem a macacada toda de uma vez
Tira, bota, a gente pede bis
O palhaço me deixa tão feliz
Quando brinco bate forte o meu coração

A gente gosta de brincar de circo
Dar cambalhotas, fazer palhaçada
A gente adora imitar os bichos
Como é bom brincar

A gente faz a mágica mais linda
Transforma a vida numa grande festa
A gente canta, dança, bate palma
E não quer parar

Vem a foca com a bola no nariz
O elefante bancando o chafariz
Vem a macacada toda de uma vez
Tira, bota, a gente pede bis
O palhaço me deixa tão feliz
Quando brinco bate forte o meu coração

Respeitável público, sua majestade, o meu baixinho
O Xou da Xuxa orgulhosamente apresenta...

Vem a foca com a bola no nariz
O elefante bancando o chafariz
Vem a macacada toda de uma vez
Tira, bota, a gente pede bis
O palhaço me deixa tão feliz
Quando brinco bate forte o meu coração

Vem a foca com a bola no nariz
O elefante bancando o chafariz
Vem a macacada toda de uma vez
Tira, bota, a gente pede bis
O palhaço me deixa tão feliz
Quando brinco bate forte o meu coração

Tem dos Trapalhões o Filme Os Saltimbancos Trapalhões
com a trilha sonora:
* Piruetas - Chico Buarque & Os Trapalhões
* Hollywood - Lucinha Lins & Os Trapalhões
* Alô, liberdade - Bebel Gilberto & Os Trapalhões
* A cidade dos artistas - Elba Ramalho & Os Trapalhões
* História de uma gata - Lucinha Lins
* Rebichada - Chico Buarque & Os Trapalhões
* Minha canção - Lucinha Lins
* Meu caro barão - Chico Buarque & Os Trapalhões
* Todos juntos - Lucinha Lins & Os Trapalhões



leia um trecho sobre os animais do circo, por que é proibido?
achei este trecho: PEA
Os Animais
Os animais usados nos circos são geralmente animais silvestres, alguns até em vias de extinção, que costumam ser capturados ainda filhotes em caçadas que resultam na morte de seus pais.

São treinados a executarem determinadas rotinas muitas vezes por métodos violentos e diários, que incluem açoitamento, choques elétricos, objetos pontiagudos, espancamentos com barras de ferro e pedaços de pau, queimadura das patas etc.. A maioria têm suas garras e dentes arrancados e/ou serrados para não representar tanto perigo.

A maioria desses animais adquire comportamentos neuróticos por viverem em cativeiro.

sexta-feira, 13 de março de 2009

CONJUTO DAS CORES



OBJETIVO:
Concentração
Desenvolvimento cognitivo,
Reconhecimento das cores


CONTEÚDO:
Jogo cooperativo e intelectivo








MATERIAL:
cartelas de cores variadas



PROCEDIMENTO:
Cada aluno recebe uma cartela com a cor diferente (pode ser blocos lógicos), quando o professor falar aquela cor, os alunos formarão um grupo, ou farão o que for pedido, ex. cartelas vermelhas, sentedos! etc

quinta-feira, 12 de março de 2009

Jogo das Cartelas


Objetivo:

concentração,

desenvolvimento cognitivo,

memória,

atenção,

percepção,

Raciocínio Lógico

Noção Temporal


Conteúdo

Linguagem oral - reconto


Material

Cartelas com histórias em quadrinhos


Procedimento:

Os alunos ficam separados em grupos de quatro ( ou em outra quantidade, como achar melhor)

São distribuídas a cada grupo várias cartelas que juntas formam uma história (entre 4 e 6 cartelinhas)

O grupo deverá organizar as fichas na seguencia da história,

Os alunos deveram ir á frente da sala e explicar a história


PS- a sala pode votar qual a melhor história e fazer um texto coletivo e depois todos copiam no caderno e fazem o desenho da história ou da atividade.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Nome Próprio


OBJETIVOS DIDÁTICOS
leitura dos nomes
memorização dos nomes
escrita global do nome
nome como método estável de escrita

ATIVIDADES DIDÁTICAS COM NOMES
Escrita do nome com letras móveis
escrita espontânea dos nomes
classificação dos nomes
correspondência dos nomes
seriação dos nomes
descoberta de nomes dentro de outros nomes
análise estrutural dos nomes:
(1º letra, ultima letra, composição das letras no nome, tipos de letras,ordem das letras,número de letras no nome, tipos de letras, quais letras)
Análise fonológica dos nomes
(explorar a sonoridade do nome com rimas; o número de vezes que abre a boca-, número de sílabas, quais sílabas;
leitura de nomes;

SUGESTÃO DE JOGOS COM NOME:
bingo de nomes
baralho de nomes
quebra cabeça de nomes
pescaria de nomes
trilha de nomes
trilha de letras
caça- nomes
caça letras do nome
amigo secreto
boliche do nome
pescaria do nome
memória dos nomes
quarteto dos nomes
bingo de letras do nome
dominó nome com 1ª letra
dominó de nomes
memória de letras do nome

terça-feira, 10 de março de 2009

Diferenciar Letras e Números


Objetivo:
Levar o aluno a perceber o qu eé letra, o que é número e o que é somente um traço.

Material
Lista de palavras misturadas com sinais e números

Procedimentos
É comum logo após a percepção de quantidades mínimas de letras que uma palavra comporta, as crianças começarem a misturar letras e números e com outros gráficos que acreditam ser letras. Isso tudo é muito comum e normal. Essa atividade ajuda a desenvolver e percepção para essa particularidade. Selecione algumas palavras familiares a eles e escreva- as misturadas com outros símbolos;
1. O que é isso?
2. Para que serve?
3. Você já viu em algum lugar?