quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dificuldades ortográficas- Lista


Oláaaaaaa acho legal trabalhar com listas, mas sempre numerando ao lado, por dois motivos trabalha ordem e também a criança pequena não se perde para copiar da lousa!
na época que eu estudava a minha professora me dava uma lista de palavras que eu deveria ler e memorizar a escrita, e em um dia marcado era feito o DITADO!
Bem, os tempos mudaram, eu ainda acredito no ditado e na lista de palavras, por que sabe o que eu percebi depois de adulta? que tem coisas na língua portuguesa que a gente nuuuunca entende, simplesmente memoriza de tanto ler e escrever e pronto! Só não acho que o ditado tem que ser feito de forma aterroziante, podem ser seguidas algumas sugestões:
1. Mude o papel: um dia pode ser colorido, durinho, preto para escrever de lápis brancos ou giz, uma bordinha legal...

2.Leia várias vezes com eles: repita, repita e repita, faça eles repetirem também por que a gente escreve o que fala e pensa.

3.Faça um ditado de figuras: mande a listinha e no dia dê um auto ditado com os desenhos das palavras estudadas exemplo: se na lista tiver a palavra ILHA como nesta lista do LH, no dia de a figura de uma ilha e a criança escreve a palavra!

Beijos e fiquem com Deus!
Até a próxima!

Um comentário: